segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Happy Hollidays



Amigos e família... 

Peço perdão pela ausência mas os dias não têm sido fáceis... com as épocas festivas o trabalho aumula-se e infelizmente não se traduz tanto em dinheiro... e por essas duas razões as minhas visitas à internet têm sido limitadas ao essencial. 

Espero que tenham passado uma época festiva bastante melhor que a minha... muitas prendinhas ( de preferência não das materiais) e que os momentos em família tenham sido abundantes em partilha e amor. 

Ainda vos escrevo antes do final do ano por estes lados não para vos desejar uma óptima entrada, mas uma óptima estadia... não interessa tanto como entram neste ano que se aproxima, interessa o que farão com ele no seu todo. Façam deste ano mais construtivo no coração, um ano mais partilhado mesmo nas dificuldades, com mais amor e pelo próximo e não tanto por nós. . . 

Apertem tanto quanto puderem os vossos próximos, família, amigos, amores. E lembrem-se de que essa é uma possibilidade que nem todos de nós temos neste momento... considerem a saúde que têm e com quem a partilham uma bênção e não um dado adquirido. 

Eu agradeço.... 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Free Wifi


A chover a potes neste lado do atlântico...


Efémera



Avisam-nos levemente que os cruzeiros são maioritariamente preenchidos por pessoas idosas que se sujeitam a bastante agitação num curto espaço de tempo... e que por vezes não aguentam uma tal carga.

Ontem tivémos que retornar ao porto de embarque, uma das minhas "guests" a bordo teve um enfarte... era uma senhora com quem tinha passado os últimos 3 dias a conversar amenamente e foi talvez uma das famílias com com quem me conectei mais facilmente e mais profundamente... 

Tinha perto de 80 anos e vinha acompanhada do resto da família, cerca de 5 senhoras. Era também a minha família embaixadora, espalhavam excelentes comentários a todos os departamentos por onde passavam quanto ao meu bom serviço e simpatia. Faziam sempre uma festa em coro quando me viam ao longe. 

Desembarcaram todas em Costa Maya para o hospital mais próximo...

Os laços têm destas coisas... tanto se podem apertar como desfazer, depende da ponta que se puxa.

Nâo sei novidades, espero que tenha sobrevivido e que esteja bem. 

De uma forma ou de outra não me cabe a mim... de uma forma ou de outra sei que está em boas mãos.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cultural Clash



Numa das imensas formações sociais e de interesse interno no que temos no navio, uma delas alerta para o facto de trabalharmos com cerca de 50 nacionalidades num espaço fechado e, como tal, por vezes os conflitos podem ser gerados por culturas divergentes e não por uma intenção manifesta de ofender ou importunar o próximo. 

Assim e tendo este conceito em mente, o meu nível de sapiência subiu um pouco com a aquisição de hábitos da Ilhas de Sta Lúcia. 

Fiquei a saber que é norma ouvir-se música extremamente alto ao ponto de se ter de se gritar na mesma cabine, não importando às horas a que se ouve. Fiquei também a saber que importunar o próximo não querendo saber do seu bem estar poderá também ser uma régua de medição. Desconsiderar o seu espaço, ou comum ,querendo apenas saber do meu é também uma espécie de moda nacional.

Espera... ou será apenas desrespeito? 

Tenho que ter uma conversa séria com o meu colega de quarto antes que o septo nasal dele se apresente ao Córtex pré-frontal. 

Por um lado ia para casa mais cedo de certeza...mas não é esse o objectivo.